Equinodermos
Características gerais dos animais Animais são caracterizados por serem seres eucariontes , que divergiram do mesmo grupo dos protozoários flagelados responsáveis por dar origem aos fungos e coanoflagelados.
A maioria desses organismos possui capacidade de locomoção, o que permite uma forma mais eficiente de sua distribuição em diferentes tipos de ambientes. Uma característica bastante peculiar é que, somente nesse reino, os seres vivos apresentam tecidos nervosos e musculares.
Esse grupo inclui uma grande variedade de organismos, desde os muito simples, como as esponjas, até os mais complexos, como os cordados, cujo grupo pertencemos.
O reino Animalia (animais) inclui grande variedade de organismos, distribuídos em cerca de 35 filos.
Os animais são organismos eucarióticos, isto é, suas células apresentam um núcleo delimitado por um envoltório, um citoesqueleto de proteínas e diversas organelas membranosas no citoplasma. Nesse aspecto, assemelham-se aos fungos, aos protoctistas e às plantas, e diferem das bactérias (reino Monera), que são organismos procarióticos.
Além disso, os animais são seres pluricelulares. Quanto a essa característica, os animais distinguem-se da maioria dos representantes do reino Proctista (protozoários - algas unicelulares) e assemelham-se às plantas, aos fungos e às algas multicelulares.
Outra característica importante dos animais é a sua nutrição heterotrófica, ou seja, eles obtêm substâncias nutrientes e energia da matéria orgânica produzida por outros seres vivos.
Há, ainda, outras características que apenas os animais apresentam, embora não estejam presentes em todos eles. Eles são, por exemplo, os únicos seres vivos que possuem tecidos nervos e muscular.
Classificação dos animais
Os animais dividem-se em dois grupos: vertebrados e invertebrados.
Os animais vertebrados são os que têm esqueleto interno. Há cinco