Oferta, Demanda e Equilíbrio de Mercado
1. Demanda
Demanda é a quantidade de um determinado bem ou serviço que um indivíduo deseja adquirir em um certo período de tempo, existem diversos fatores determinantes que levam a procura destes: o preço individual do produto, seu preço em comparativo com outra marca, renda do consumidor, gostos e preferências do consumidor, as expectativas que o produto lhe propõe.
1.2 Curva de Demanda
A curva de demanda mostra a quantidade demandada a cada preço. Essa curva é tipicamente inclinada para baixo, da esquerda para a direita, pois à medida que o preço aumenta, a quantidade demandada diminui. Ou seja, quanto mais barata a mercadoria, mais a pessoa comprará e quanto mais cara, menos comprará.
1.3 Deslocamentos das Curvas de Demanda
O aumento da demanda se dá ao deslocamento para a direita da curva da demanda, indicando que a qualquer preço dado, os consumidores demandam maior quantidade que antes. Já a queda na demanda se dá ao deslocamento para a esquerda da curva de demanda, ou seja, a qualquer preço dado, os consumidores demandam menor quantidade que antes.
1.4 Fatores determinantes para o deslocamento da curva de demanda:
Mudanças nos preços de bens relacionados;
Mudança de renda;
Mudança de gostos pessoais;
Mudanças nas expectativas;
2. Oferta
Oferta é a quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam oferecer ao mercado por unidade de tempo. Existem diversos fatores determinantes que levam a oferta destes: o preço do bem, custo de produção, tecnologias, preço do bem em comparativo com outro bem.
2.1 A curva de oferta
A curva de oferta mostra que quanto mais alto o preço oferecido por um bem ou serviço, mais provável que este será vendido. A curva de oferta normalmente é inclinadas para cima, determinando que a quantidade ofertada aumenta quando há aumento do preço.
2.2 Deslocamentos das Curvas de Oferta
O aumento da oferta se dá ao deslocamento para a direita da curva