Uso da linguagem
Aristoteles ao afirmar em sua Politica, que o homem é um animal politico, sustenta sua tese no pressuposto que o homem é o único que possui linguagem, enquanto os animais apenas expressam dor ou prazer através de sons.
O homem é o único entre os animais a ter linguagem (logos)
A linguagem tem como objetivo a manifestação do vantajoso e do desvantajoso, Assim sendo do justo e do injusto, trata-se de uma característica do homem sendo ele o único que tem o senso do bom e do mau, do justo e do injusto, bem como outras concepções deste tipo.
A linguagem possibilita manifestar o pensamento, instaurar comunicação entre os seres humanos, falar sobre as coisas, estabelecer acordos de convivência etc.
Platão considera aspectos problemáticos da linguagem:, uma vez que vê a linguagem como um pharmakon, conforme explica Chauí: Platão considerava que a linguagem por ser um medicamento ou remédio para o conhecimento, pois pelo dialogo e pela comunicação, conseguimos descobrir nossa ignorância e aprender com os outros. Pode porem ser um veneno quando, pela sedução das palavras, nos faz aceitar, fascinados, o que vimos ou lemos, sem que indaguemos se tais palavras são verdadeiras ou falsas. Enfim a linguagem pode ser cosmético, maquiagem ou mascara para dissimular ou ocultar a verdade sob as palavras. A linguagem pode ser conhecimento-comunicação, mas também pode-ser encantamento-sedução.
Sócrates nada escreveu - por desconfiança em relação a linguagem escrita. Havia o risco que suas ideias fossem ser mal interpretadas e, também, a questão que o texto por si só pode não responder aos questionamentos dos possíveis leitores e, dessa forma ele preferia filosofar dialogando com seus contemporâneos e com registro de seus pensamentos, tarefa que ficou a cargo de seus discípulos.
Os aspectos positivos se sobressaem.
A linguagem e composta por um sistema de signos. O que é sistema? Conjunto de elementos organizados, neste caso os elementos são signos.