uma arte sem idade
1. RODA DA LEITURA: Todos os alunos sentados, em formato de um círculo, para a realização da leitura do dia.
2. VENDER O LIVRO: Todos os alunos, após a leitura do livro, um por vez, fará a apresentação do livro lido. Deverá, no seu momento, convencer aos demais que o mesmo é bom.
3. DRAMATIZAÇÃO DO LIVRO: A professora deverá sugerir 3 livros para os alunos escolherem. Após, realizará a leitura e o desenvolvimento do texto, envolvendo-os na história e dramatização.
4. PROPAGANDA DO LIVRO: O aluno fará o papel de autor para promover a propaganda do livro, porém, não poderá contar o final do mesmo.
5. CAIXINHA DE LEITURA: A professora selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros, colocando-os em uma caixa. No momento reservado à leitura, cada aluno retirará da caixinha surpresa o que deverá ler no dia.
6. PALANQUINHO: Ao término da leitura, o aluno subirá no palanquinho para falar que parte do livro mais gostou. Ele tornar-se-á o centro das atenções.
7. CONTADOR DE HISTÓRIAS: No momento de integração do “Curtindo as Leituras”, o zelador, o pai, a coordenadora e outros mais, serão convidados para contar uma história.
8. ALÔ LEITURA: A professora dividirá a turma em grupos de 2 em 2, onde todos simularão uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e aquilo que mais chamou atenção ao lê-lo.
9. PAINEL DA LEITURA: Cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele lido. Essa frase vai para o painel destacando a leitura realizada no dia.
10. SELF – SERVICE: A professora colocará, à disposição dos alunos, várias opções de leitura, por exemplo: gibis, revistas, literaturas e outros, para que escolham a leitura do dia.]
11. CADEIRA DO LEITOR: A professora enfeita uma cadeira para colocá-la em frente aos demais alunos, e assim, o aluno escolhido, falará sobre o livro lido.
12. GIRA – GIRA DO LIVRO: Cada aluno lerá uma página do livro e, no final, todos terão participado.
13.