Arte na idade média
A arte na Idade Média transmite uma verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura marcados pela arte românica no final do século XI. A Igreja Católica era uma das poucas instituições ricas o suficiente para remunerar a obra dos artistas, e portanto a maior parte das obras eram de natureza religiosa (condicionando o que se conhece por arte sacra)
O imaginário dessa época esteve sempre voltado para o teocentrismo (Deus como centro de tudo). As artes que mais se destacaram na Idade Média foram as artes plásticas: arquitetura, pintura e escultura.
ESTILO ROMÂNICO
Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII). Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas (influências da arte romana).Tanto as igrejas como os castelos passavam uma ideia de construções “pesadas”, voltadas para a defesa.
Igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das “forças do mal”.
As características mais significativas da arquitetura românica são:
- Abóbadas em substituição ao telhado das basílicas;
- Pilares maciços que sustentavam as paredes espessas;
- Aberturas raras e estreitas usadas como janelas;
- Torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada;
- Arcos que são formados por 180 graus.
As características essenciais da pintura românica foram à deformação e o colorismo, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade.
Mosaicos são pequenas pedras coloridas que colocadas lado a lado, vão formando o desenho. Usado desde a Antiguidade, veio do Oriente a técnica bizantina que utilizava o azul e dourado, para representar o próprio céu. No Ocidente foi utilizado principalmente nas igrejas.
ESTILO GÓTICO
Período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos, o gótico, originalmente, foi um estilo marcadamente francês.
A Divisão da