Revisão PDM
A palavra “plataforma” será utilizada daqui por diante como sendo um tipo de ambiente com características específicas em que alguma acontecerá. Dois termos que serão utilizados com certa frequência:
Plataforma de execução:
Refere-se ao ambiente onde os softwares são executados.
Plataforma de desenvolvimento:
Refere-se ao ambiente que possibilita o desenvolvimento (criação ou manutenção) de softwares.
Tipos de Linguagens:
Linguagem de máquina idioma compreendido pelo computador ou plataforma de execução.
Linguagens de programação
É um idioma de que independe da plataforma. Com isso, um programador pode escrever um programa em uma linguagem que será transformada na linguagem de máquina.
Códigos-fontes
instruções escritas em uma linguagem de programação.
Compilação:
é a tradução da linguagem de programação para a linguagem de máquina. O produto final da compilação é o software. Este processo depende do hardware ou da plataforma.
Interpretação:
Processo onde programas de computador leem um código-fonte de uma linguagem de programação e o executam sem necessariamente convertê-lo em um software.
Bytecode:
Compilação para um software, normalmente de máquina virtual. Descrevendo um pouco mais, a compilação gera como resultado um programa que pode ser executado por uma máquina virtual.
API
Conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software
CLDC
Conjunto de configurações que caracterizam dispositivos limitados em memória, conectividade, vídeo, interoperabilidade e poder de processamento.
CDC
Conjunto de configurações que caracterizam dispositivos mais potentes em memória, poder de processamento, vídeo, interoperabilidade e conectividade de rede.
A KVM (Kilo Virtual Machine)
É uma máquina virtual que oferece suporte ao Java Micro Edition em plataformas de 16 ou 32 bits. A KVM