Grupos de Processos - PMBOK
PMBOK
DIAMANTINO - MT
2013
PMBoK O PMBoK é um guia de boas práticas. Verificamos que ele é apenas um guia e não uma metodologia, não é algo amarrado. O Guia PMBoK possui diversos processos, ferramentas e técnicas, porém não se usa tudo e sim aquilo que é realmente necessário num projeto. O guia não determina como será gerenciado um projeto, ele apenas dá boas práticas. A equipe determina quais processos são apropriados, ou seja, há processos que em determinado projeto são inapropriados. Além disso, o PMBoK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Ou seja, o guia possui informações consensuais que foram identificados por profissionais da área e que se forem usados nos projetos aumentam as chances de sucesso nesses projetos. Os processos organizados por grupos podem ser organizados em cinco grandes grupos que serão mais detalhados nas seções seguintes.
Processos de Gerenciamento
O PMBoK possui o conhecimento que um gerente de projetos precisa para gerenciar melhor os seus projetos. Portanto, o PMBoK possui processos para gerenciar os projetos, esses processos fazem parte de todo o ciclo de vida de um projeto, desde a iniciação do projeto, passando pelo planejamento, execução, controle até o encerramento do projeto. Assim, o PMBoK ajuda o gerente de projetos a cuidar de todos os passos no gerenciamento de um projeto.
.
Grupos de Processos
Existem basicamente cinco Grupos de Processos, são eles: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento.
Grupos de processo não são fases do projeto. Grupos de Processos é simplesmente um agrupamento dos processos contidos no PMBoK. Existem alguns processos que tem mais a ver com Processos de Iniciação, outros com Planejamento e assim sucessivamente. Os 42 processos do guia PMBoK são divididos nesses 5 grupos de processo. No Processo de Iniciação tem-se dois processos, no