Resumo das 10 áreas de conhecimento do PMBOK e os 5 grupos de processos.
Para o PMI, o ciclo de vida de um projeto é composto por cinco grupos de processos distintos:
Processos de Iniciação – autorização do projeto ou fase
Processos de Planejamento – são processos interativos de definição e refinamento de objetivos e seleção dos melhores caminhos para atingir os objetivos, que comprovam a viabilidade gerencial, ampliam a chance de sucesso da execução.
Processos de Execução – execução dos planos do projeto: coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano, onde são subdivididos nas dez áreas de conhecimento do PMBOK.
Processos de Monitoramento e Controle – medição e monitoramento do desempenho do projeto garantem que os objetivos do projeto serão alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de modo que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.
Processos de Fechamento – aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização. A área de conhecimento PMBOX, reúne as melhores práticas reconhecidas universalmente para gerenciar projetos, sendo uma estruturada de forma matricial, onde os cinco grupos de processos superpostos e dez áreas de conhecimento em gestão acopladas a esses cinco grupos.
Integração do gerenciamento de projetos
Gerir a integração significa coordenar todos os processos de gestão.
Gerenciamento de escopo
Gerir escopo significa coletar requisitos para definir escopo, verificar e controlar as mudanças de escopo, onde reúnem todo e apenas trabalho requerido para levar o projeto ao sucesso, incluem não só as atividades a executar, assim como produtos do projeto (componentes e partes) do escopo do Projeto, que contém.
Detalhando os escopos aprovados no Termo de abertura do Projeto.
Gerenciamento de tempo
Gerir tempo ou prazo, compreende processos de programação da execução. Objetivo é aperfeiçoar tempos e recursos alocando ao escopo do projeto,