Teste
Empregabilidade de Processos das Áreas de Gestão de Custo, Riscos e Integração, segundo o PMBOK no Projeto de Desenvolvimento e Construção de uma Montanha-Russa
Resumo
O planejamento, desenvolvimento e construção de uma montanha-russa englobam desafios e riscos dos mais variados gêneros, desde a complexidade técnica, gerencial até o risco das pessoas que utilizarão o brinquedo. Para tal, fica evidente a necessidade do uso de técnicas e conhecimentos modernos e de eficiência comprovada para gerenciamento de projetos neste setor.
Através do estudo de caso denominado Rocket Star Hypercoaster, cujo projeto pôde ser gerenciado através do simulador de caso real TOPSIM®, onde foi possível a utilização dos conhecimentos adquiridos dos processos do PMBOK para as áreas de conhecimento de Gerenciamento de Custo, Riscos e Integração.
Este artigo tem por objetivo mostrar uma análise das decisões tomadas durante a simulação do projeto, bem como as experiências adquiridas. Estas demonstram o valor dos conhecimentos absorvidos do PMBOK para um melhor gerenciamento de projeto.
Palavras-chave. Gestão de Projetos, PMBOK, PMI, Simulador, Custos, Riscos, Integração, Montanha-Russa.
Introdução
As faculdades Veris - IBTA, através de uma parceria com a empresa Tec Train, utiliza na conclusão do curso de gestão de projetos em TI com ênfase no PMI, o programa de computador para simulação de projetos TOPSIM®, da empresa alemã Tata Systems. O TOPSIM proporciona aos pós-graduandos a experiência da tomada de decisões segundo a abordagem do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) em um projeto em tempo de execução.
A simulação consiste uma empresa, denominada Hypermax Inc., que foi contratada pela Family-Fun Inc. para o planejamento, desenvolvimento e execução do projeto da montanha-russa Rocket Star Hypercoaster. A Hypermax Inc. tem como núcleo de negócios a produção e montagem de