Um banco sem fins lucrativos
1) Em sua opinião, o conceito de competitividade se aplica ao Banco do Povo? E, de forma geral, às instituições sem finalidade lucrativa? Se sim ou não, por quê?
Resposta: Sim, o conceito de competitividade se aplica ao Banco do Povo e de modo geral, também às instituições sem fins lucrativos. Defini-se como competitiva aquela que consegue transformar grande número de pessoas em clientes, obter lucro e sobreviver. Apesar do título sem fins lucrativos sugerir que o Banco do povo seja uma entidade que não gera lucro, esta, conta com certo capital para empréstimo, assim é cobrado uma taxa de juros em cima dos valores emprestados, para cobrir os custos operacionais, pagamento de funcionários, e aumentar cada vez mais seu capital em busca de novos investimentos. Para a maior parte das pessoas que atuam no mercado informal, pequenos empresários e outros, a falta de dinheiro é o principal obstáculo no crescimento do negócio, por isso os empréstimos bancários, são por vezes a solução mais procurada para alcançar capital para alavancar o negócio. O problema é que as grandes instituições financeiras, em sua maioria não estão interessadas em pequenos empréstimos principalmente para quem possui uma renda ainda baixa e quando isso raramente ocorre os juros são altos. Nesse contexto, o banco do povo surge, com taxas de juros mais baixos e quase sempre o banco apresenta inadimplência zero, tornando-se competitivo, por que a cada dia as pessoas estão procurando mais as operações de crédito oferecidas pelo banco do povo.
2) Se você acha que o conceito de competitividade se aplica, quais critérios, entre os apontados neste capítulo, podem ser utilizados na avaliação de desempenho do Banco do Povo? Resposta: Entre os critérios apresentados no capítulo estudado, os que podem ser utilizados na avaliação de desempenho do Banco do Povo, são:
Satisfação dos clientes- Entre os indicadores da