estudo de caso - um banco sem fim lucrativos
Danilo Rafael Ribeiro
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 1º Semestre
1. Em sua opinião, o conceito de competitividade se aplica ao Banco do
Povo? E, de forma geral, às instituições sem finalidade lucrativa? Se sim ou não, por quê?
Resposta: Sim, o conceito do Banco do Povo é sem fim lucrativo, pois os lucros obtidos pelo Banco são para cobrir os custos operacionais, o banco oferece empréstimo aos pobres e para empresas, com melhores condições de pagamento e juros, sendo assim acaba competindo com os bancos privados.
2. Se você acha que o conceito de competitividade se aplica, quais critérios, entre os apontados neste capítulo, podem ser utilizados na avaliação de desempenho do Banco do Povo?
Resposta: Na administração de alto desempenho, eficiência e eficácia, pois o banco trabalha com um grupo de clientes especifico oferecendo taxa de juros baixa e melhores condições de pagamento, aumentando o seu número de clientes e também a sua fidelidade ao banco, e assim obtendo um retorno alto para investimentos no serviço e atendimento de qualidade. 3. Considere alguns índices de desempenho financeiro usados por banco comerciais, com lucro por funcionário e retorno sobre o patrimônio líquido. Em sua opinião, esses índices se aplicam ao Banco do Povo?
Resposta: Esses índices não se aplicam ao Banco do Povo, pois o lucro do banco é voltado apenas para cobrir os custos operacionais, investimento no crescimento do próprio banco e o pagamento de funcionários sem retorno de lucro por funcionário.
4. Como se pode avaliar a eficiência e a eficácia do Banco do Povo?
Quais são os indicadores mais apropriados, dos que foram estudados neste capítulo?
Resposta: Na eficiência no uso de recursos em que o banco usa o seu capital de posse e o capital lucrativo para investir no crescimento do próprio banco, a qualidade dos produtos e serviços com uma seleção criteriosa dos clientes e o crédito oferecido com juros