Estudo de caso- um banco sem fins lucrativos
2. Podem ser apontados como indicadores do conceito de competitividade do Banco do Povo apontados nesse capítulo: a lucratividade, um retorno alto devido sua eficácia, administração de alto desempenho, eficiência, eficácia, retorno para altos investimentos, número alto de clientes e sua fidelização devido à baixa taxa de juros de 0,5%a.m. para todas as linhas de crédito², uma adesão cada vez maior de clientes, atendimento rápido e qualidade do serviço, além da posse de capital.
3. Em minha opinião, os índices de lucro líquido não se aplicam ao Banco do Povo porque não há retorno aos sócios nem aos funcionários, há apenas o pagamento de salários sendo o capital lucrado investido no crescimento da própria empresa, acreditando eu, portanto que embora não haja retorno de lucro líquido por funcionário, há um retorno sobre o patrimônio líquido sim, não sendo à toa o crescimento da instituição ao longo dos anos e a alta adesão de clientes.
4. A eficiência e a eficácia do Banco do povo podem ser avaliadas nas seguintes ações do banco: parcerias com Municípios; seleção e treinamento de agentes de crédito; infraestrutura; manutenção da unidade local e