Respostas Estudo de Caso: “Um Banco sem fins Lucrativos”
Respostas:
1º Em sua opinião, o conceito de competitividade se aplica ao Banco do Povo? E, de forma geral, às instituições sem finalidade lucrativa? Se sim ou não, por quê? Eu acho que sim, pois por ser um banco sem fins lucrativos, necessitando somente de cobrir seus gastos operacionais, o banco do povo está sim no mercado financeiro para emprestar dinheiro aos pobres com facilidade de pagamento e com seus juros mais baixos, assim, competindo com bancos privados e empresas de credito pessoal. Já o conceito de competitividade aplica-se sim as associações sem fins lucrativos, pois em geral elas utilizam e agregam valores com eficiência, sem desperdiçar recursos e com uma margem de lucro reduzida conseguem se manter no mercado oferecendo serviços e produtos de qualidade.
2. Se você acha que o conceito de competitividade se aplica, quais critérios, entre os apontados neste capítulo, podem ser utilizados na avaliação de desempenho do Banco do Povo? Qualidade, custos, mercado e inovação, O banco do povo oferece créditos com as taxas de juros bem mais reduzidas e a um tipo de público especifico, que em sua maioria são formais e informais. Quanto aos custos oferecer credito a juros tão baixos, a instituição deve manter uma estrutura muito eficiente da utilização dos recursos, no mercado oferecendo algo bom e também barato. Em relação ao texto, o banco do povo de Santo André foi o primeiro a aparecer naquela região e assim conquistando os primeiros clientes. Em relação a inovação o por não ter dado certo com o banco do povo de Santo André esse tipo de conceito e ainda muito novo e inovador no Brasil.
3. Considere alguns índices de desempenho financeiro usados por banco comerciais, com lucro por funcionário e retorno sobre o patrimônio líquido. Em sua opinião, esses índices se aplicam ao Banco do Povo?
Eu acho que não pois o banco privado visa lucrar e muito sobre seus produtos e vendar de