Estudo de Caso: Um Banco sem Fins Lucrativos
Questões
1 – Em sua opinião, o conceito de competitividade se aplica ao Banco do Povo? E, de forma geral, ás instituições sem finalidade lucrativa? Se sim ou não, por quê? Sim, o conceito se aplica tanto ao Banco do Povo quanto as instituições sem finalidade lucrativa, apesar do título sem fins lucrativos sugerir que o Banco do povo seja uma entidade que não gera lucro, ele conta com certo capital para empréstimo, assim é cobrada uma taxa de juros em cima dos valores emprestados, para cobrir os custos operacionais e pagamento de funcionários, aumentar cada vez mais seu capital em busca de novos investimentos. E com taxas de juros menores o banco cria um ambiente de competitividade com bancos de categoria privada que aplicam taxas mais altas de juro.
2 – Se você acha que o conceito de competitividade se aplica, quais critérios, entre os apontados neste capítulo, podem ser utilizados na avaliação de desempenho do Banco do Povo? Para avaliar o desempenho do Bando do povo deve-se verificar:
- Satisfação dos clientes: o Banco do Povo conseguiu alcançar fidelização e ganho de novos clientes,
-Satisfação dos acionistas: Por meio de lucro, retorno sobre o investimento ou ganhos por ação, controle do orçamento, participação no mercado, crescimento nos negócios, conquista de novos mercados e lançamento de novos serviços.
-Aprendizagem organizacional: treinamentos para os agentes de crédito, aprender com os erros, delegação de autoridade e poder de decisão para os funcionários.
-Desempenho eficaz como negócio: Quando se compara, os objetivos (desempenho esperado) e resultados (desempenho realizado) observamos que o Banco do Povo, conseguiu ser eficaz nos negócios.
-Qualidade dos serviços: Quando o serviço certo, que atende as necessidades específicas é oferecido ao cliente de baixa renda do banco do Povo.
3 – Considere alguns índices de desempenho financeiro usados por bancos comerciais, como lucro líquido por