Supply chain management
1. INTRODUÇÃO 5
2. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT 7
3. OBJETIVOS 9
4. PRATICAS IMPLEMENTADAS AO SCM 10
5. VANTAGENS E BENEFICIOS 11
6. FATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO 13
61. Suprimentos e fornecedores 13
6.2. Abastecimento 13
6.3 Recebimento e Armazenagem 14
6.4 Estoques em Processo 14
6.5 Movimentações Física 15
7. CONSIDERAÇOES FINAIS 15
8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16
1. INTRODUÇÃO
Supply Chain Management, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, é uma gestão que revolucionou completamente o sistema de logística integrada da empresa e a forma de comprar, como também a produção e distribuição de bens e serviços, abrangendo toda a cadeia produtiva, incluindo a relação da empresa com seus clientes e fornecedores.
Representa uma nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obtenção de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da administração de materiais tradicional, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma forma estratégica e integrada. SCM pressupõe, fundamentalmente, que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos (tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem.
Em virtude dos sistemas mais complexos e do crescimento da tecnologia da informação e de gerenciamento, a cadeia de suprimentos revoluciona diversas áreas como a administração de materiais, marketing, vendas e produção, sendo responsável pela redução de tempo e estocagem, do número de fornecedores e aumento da satisfação de seus clientes.
Além disso, o SCM enfatiza uma importante mudança no paradigma competitivo, conforme aumenta a competição no mercado, no nível das cadeias produtivas e não apenas no nível das unidades de negócios, essa mudança resulta em um modelo competitivo baseado no fundamento de