técnicas de negociação
ADMINISTRAÇÃO
1º SEMESTRE
TÍTULO DO TRABALHO
ATPSDE TÉNICAS DE NEGOCIAÇÃO.
1.1 Introdução
A negociação é um processo que faz parte do nosso dia a dia.
Nossa vida é fundamentalmente influenciada pelas nossas relações pessoais e, em cada encontro nos envolvemos em algum tipo de negociação.
Segundo Herd Cohen, um dos mais destacados autores sobre negociação, “A maneira como você encara estes encontros determinará não somente se irá prosperar, mas também se gozará ou não de uma vida cheia de prazer e satisfação”.
O processo de negociação pode acontecer muitas vezes, sem nos darmos conta de que ele esta acontecendo, por exemplo; quando tentamos convencer nosso filho a sair da cama para ir ao cinema.
Ou seja, não é necessário sentar em uma grande mesa de reunião para discutir um contrato de milhões para que se inicie um processo de negociação.
Ao longo da historia da humanidade, grandes negociadores se tornam conhecidos pelos seus feitos, tenham eles ocorrido durante uma batalha, em meio a um conflito social, em um tribunal do júri ou em uma disputa pelo comercia bilateral mais favorável entre nações.
O processo sociológico se inicia quando um grupo de pessoas com atividades comuns usa a comunicação através principalmente da linguagem, com o objetivo de por em pratica um proposito comum, que é o acordo.
Nossos ancestrais quando se achavam em semelhante impasse, costumavam resolver o assunto usando a lei do mais forte.
Sob a ótica filosófica, o processo de negociação deveria ser uma busca pela troca justa entre as partes, isto porque, apesar de muitas vezes em posições antagônicas, os oponentes compõem partes essenciais de uma situação.
Uma vez que houvesse um ajuste equilíbrio de tendências opostas, existiria uma harmonia, ou afinação oculta no processo.
Analisando sob este ponto de vista, pode-se dizer que o processo de negociação é a busca pela