Tecnicas de negociação
RELATÓRIO
AS DIFERENTES CONCEITUAÇÕES DE NEGOCIAÇÕES
Introdução:
A finalidade principal desse trabalho é descrever brevemente sobre o processo de negociação e as variáveis básicas da Negociação, desafio proposta pelas atividades supervisionadas da instituição, às informações obtidas aqui foram pesquisadas em sites especializados no assunto com o objetivo de deixar claro as técnicas, as variáveis da negociação e seus conceitos. Pesquisando em diversos autores sobre as diferentes formas de negociação se baseiam na mesma idéia de organização, disciplina, visão e estratégia.
Inicialmente Cohen (1980), onde abordou “Negociação como um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa”, isso demonstra que para o autor negociar tem como foco o interesse pessoal voltado para a satisfação de suas vantagens. Esse autor define também na negociação que é de fundamental importância o uso da informação e do poder, pois isso poderia influenciar na direção em que a negociação irá seguir. Manter-se informado numa negociação é muito importante, pois através delas os envolvidos têm base sobre os principais interesses e prioridades, isso possibilita ao negociador a obtenção de melhores resultados, pois o negociador estará bem mais preparado para elaborar adequadamente suas estratégias. Cohen (1980:51) define o poder como a capacidade de fazer com que as coisas sejam realizadas, de exercer controle sobre as pessoas, acontecimentos, situações e sobre si próprio.
O poder na negociação pode permite influenciar as pessoas e alcançar os seus objetivos, com isso ele pode ser utilizado como uma estratégia onde a outra parte poderá ceder mais isso poderá fazer uma enorme diferença em uma negociação, quando o poder é posto numa situação como uso excessivo ela acaba se encaminhando para a negociação do tipo “ganha – perde”.
Uma variável muito importante numa negociação é o