Técnica de extração de Iodo
O iodo é um solido negro e lustroso com leve brilho metálico que em condições normais de temperatura evapora formando um gas de coloração violeta e de odor irritante. É utilizado em varias formas sendo que uma das mais delas é sua adição no sal de cozinha em formato de Iodeto de Potássio, formando assim uma mistura denominada sal iodado, onde sua função é prevenir o surgimento do bócio endêmico, doença causada pelo déficit de iodo na alimentação.
É também utilizado como desinfetante da pele ou para a limpeza de ferimentos também na forma de Iodeto de Potássio, porem este é misturado em álcool.
O iodo em excesso conduz ao que chamamos de Hipotireoidismo, o qual resulta no surgimento do bócio e mixedema. Este ultimo, é um caso mais grave do hipotireoidismo, por isso a ANVISA está para aprovar uma a sua redução no sal.
II. OBJETIVO
Extrair o iodo presente no sal de cozinha em uma analise qualitativa.
III. MATERIAIS E REAGENTES
A. Materiais
Tubo de ensaio
Bequer de 250 mL
Bequer de 25 mL
Pipeta Graduada
Espatula
Balanca Analitica
Filme Plastico
B. Reagentes
Agua Destilada Acido Sulfúrico 50% Iodeto de Sódio Ciclohexano Sal de Cozinha
IV. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foram preparadas cinco amostras (T1, T2, T3, T4 e T5), sendo adicionado em cada tubo soluções diferente. Nos tubos T1 e T2 foram adicionadas as soluções chamada de Solução Padrão; no tubo T3 foi preparado uma solução denominada Solução Branco; nos tubos T4 e T5 foi adicionados em cada tubo uma solução contendo sal denominada Solução Teste, porem com concentrações diferentes.
Em seguida, foi adicionado em cada tudo, uma solução de acido sulfúrico 50% e ciclohexano, e em seguida, os tubos foram tampados com filme plástico e agitados.
Logo após esses processos, foram observados os resultados que serão relatados no próximo tópico.
V. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os números do experimento seguem abaixo em uma tabela: