Aula 1 Org Nica Experimental Extra O Simples E M Ltipla
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CQ095-QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL (ENGa QUÍMICA)
TÍTULO DA EXPERIÊNCIA: Extração simples e múltipla DATA: 11/08/2014
ALUNOS: André Andrejewski (GRR20130350)
Esther Miranda Lima (GRR20137183)
Fabíola Bentz (GRR20131418)
Helena Pletsch (GRR20132030)
TURMA: A (2a feira)
PERGUNTAS:
No que se baseia o princípio da técnica de extração com solvente?
A técnica de extração com solvente se baseia no princípio da solubilidade. Nessa técnica, uma solução geralmente aquosa é colocada em contato com outro solvente, preferencialmente imiscível, escolhido de forma que o soluto de interesse tenha mais afinidade com este e migre da solução para o solvente.
O iodo foi solúvel na fase orgânica ou na fase aquosa, por quê?
O iodo é solúvel na fase orgânica. Essa solubilidade se deve ao comportamento apolar da molécula de iodo, uma vez que a eletronegatividade dos dois átomos é a mesma. Por essa razão e sabendo que semelhantes dissolvem semelhantes, podemos concluir que o iodo foi solúvel na fase orgânica que também é apolar.
O iodeto de potássio foi solúvel na fase orgânica ou na aquosa, por quê?
O iodeto de potássio é solúvel na fase aquosa. Esse comportamento é apresentado devido à diferença de eletronegatividade dos átomos de iodo e potássio, o que gera uma polaridade na molécula. Partindo do princípio que semelhantes dissolvem semelhantes e sabendo que a água é um composto polar, podemos concluir que o iodeto de potássio foi solúvel na fase aquosa.
Calcule o rendimento em porcentagem de I2 recuperado na extração.
RESULTADOS:
Os resultados experimentais são apresentados nas tabelas abaixo. A Tabela 1 descreve os valores obtidos para as massas dos béqueres, verificadas antes do experimento e após a realização das etapas de extração e evaporação do solvente orgânico (diclorometano). O béquer (S) refere-se ao recipiente utilizado para a coleta da fase orgânica que resultou da extração