Relatório de extração e sublimação
1 INTRODUÇÃO
Muitos métodos são utilizados para separação ou purificação de substâncias. A purificação e separação de compostos líquidos podem ser realizadas por extração. Para purificação de compostos sólidos pode ser utilizada a técnica de sublimação. Uma maneira de realizar a purificação ou separação de um composto de uma mistura consiste em introduzir a mistura original em um sistema que forma duas fases imiscíveis; as várias substâncias presentes distribuem-se de forma geralmente não uniforme pelas duas fases, um processo conhecido como partição. Separa-se então a fase que contém o material desejado e prossegue-se eliminando o solvente por evaporação, ou realizando outro processo adequado.
1.1 Extração
A extração com solventes é um método empregado na separação e isolamento de substâncias componentes de uma mistura, também pode ser utilizado para separação de substâncias indesejáveis, este último processo é geralmente denominado de lavagem.
A extração envolve a separação de uma substância, presente na forma de uma solução ou suspensão em um determinado solvente, através da agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível com o solvente que inicialmente contém a substância.
A técnica de extração com solventes envolve 3 métodos gerais:
I. Método "extração líquido-líquido": quando se tem dois líquidos imiscíveis. Neste tipo de extração o composto estará distribuído entre os dois solventes. O sucesso da separação depende da diferença de solubilidade do composto nos dois solventes. Geralmente, o composto a ser extraído é insolúvel ou parcialmente solúvel num solvente, mas é muito solúvel no outro solvente.
Um dos solventes mais utilizados na extração líquido-líquido é a água por ela ser polar e não dissolver solventes orgânicos que são apolares. Os solventes mais comuns compatíveis com a água na extração de