Trabalho
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Faculdade de Química
Licenciatura em Química
Química Orgânica Experimental II
SÍNTESE DE ISOLAMENTO DA CAFEÍNA
Relatório apresentado como avaliação parcial da disciplina Química Orgânica Experimental II, sob a orientação da professora Mara Arruda.
Belém-PA, junho de 2013
Turma: 05520
Sidney Coêlho nº09055002201
1-RESUMO:
A separação de substâncias presentes em materiais de uso comum é atrativa. Neste trabalho apresentaremos uma forma de extração da Cafeína (um alcalóide – classe de produtos naturais – que apresenta propriedades de bases nitrogenadas) de fácil execução. Utilizaremos várias técnicas como: Extração com água, filtração simples e partição. E vários reagentes como: Solução saturada de carbonato de sódio, diclorometano e certa quantidade de Chá Preto. Depois será feita a purificação por sublimação através do método de aquecimento direto em chapa e o cálculo do rendimento do processo de extração.
2-INTRODUÇÃO:
A cafeína é um composto químico de fórmula molecular C8H10N4O2 e a sua massa molar é 198,19 g/mol, sendo designada quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. Ela apresenta-se sob a forma de um pó branco ou de pequenas agulhas, que fundem a 238°C e sublimam a 178°C em condições normais de temperatura e pressão. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo. Esta substância é classificada como um alcalóide do grupo das xantinas. Alcalóides são substâncias orgânicas nitrogenadas de caráter básico, geralmente de origem vegetal, e que provocam efeitos fisiológicos característicos nos organismos humanos. No entanto, nem todas as substâncias classificadas como alcalóides obedecem rigorosamente a todos os itens desta definição, pois se sabe que o alcalóide da pimenta (piperina) não é básico, mas tem acentuada ação fisiológica. Sendo assim, do ponto de vista químico, os alcalóides não constituem um grupo homogêneo de