Modulo 2
Capitulo I – Assessoria feira das profissões 2
Capitulo II 3
Organização do evento 3
1. Definição do objetivo concreto/ tema, nome do evento 3
2. Públicos-Alvo 3
3. Calendarização e definição de horário 3
4. Local 4
Capitulo I – Assessoria feira das profissões
Foi no século XX (1906) que o jornalista americano Ivy Lee deu início a atividade de assessoria. A assessoria consiste num serviço, e esse serviço é exercido por várias pessoas cujo objetivo é ajudar o superior (chefe) em determinadas tarefas.
A Assessoria traduz-se num conjunto de técnicas que têm por objetivo a criação de um clima de confiança com os órgãos de comunicação social, o que representa um impulso significativo na notoriedade do projeto. Há ainda vários tipos de assessoria, desde assessoria contábil, jurídica, de comunicação digital ou de imprensa, empresarial, tribunais, financeira, organizacional entre outras.
O Planeamento é dividido em quatro etapas:
Análise (conhecimento pelo assessor das particularidades do assessorado e do contexto)
Adaptação (ajusta as previsões do plano a realidade)
Ativação
Avaliação
A análise consiste em avaliar tudo de forma correta de maneira a evitar falhas seja a nível de comunicação como de equipamento a ser utilizado. Em relação há adaptação, é necessário enquadrar os pontos do nosso projeto com o sítio onde iremos por este em prova, adaptando assim ao local e ao público-alvo. Ativação entende-se por pôr o projeto em prática de forma como o idealizamos. A avaliação é o relatório final de vários pontos que citem como correu a realização do projeto.
Ao assessor de comunicação compete facilitar a relação entre o seu cliente – empresa, pessoa física, entidades e instituições - e os formadores de opinião. No leque de atividades do assessor há destinatários definidos conforme a área de atuação. Ele pode coordenar ações de Relações Públicas, Imprensa,