Modulo 2
Em nosso contexto escolar, percebo que o uso de drogas lícitas e ilícitas encontra-se cada vez mais próximo de nossa juventude, muitas vezes atingindo-os mais tenra idade. Tem sido comum encontrar adolescentes bebendo em rodinhas de amizades principalmente nos eventos festivos, e muitas vezes faltando às aulas para fazer uso das drogas, quando não usar e vender no espaço escolar. E fazem isso com naturalidade e, de certa forma, até para demonstrar que cresceram e que são independentes.
A escola apresenta problemas relacionados ao uso de drogas. Temos usuários dependentes, recreativos e experimentadores, pela primeira vez, porém vem crescendo a cada dia, e indivíduos chamados de "aviõezinhos" são aqueles que vendem em pequena escala dentro da escola e que possuem associação com o tráfico de drogas. Tipos de drogas usada pelo alunos vão desde lança perfume, cola de sapateiro, maconha e crack. A cocaina eles até tem vontade, mas é caro demais para o seu nível socioeconomico.
Recentemente tivemos um relato de dois alunos da 3ª série do Ensino Médio usando drogas dentro da escola, e que se escondiam das câmaras de seguranças. Inclusive nos foi dito que eles teriam a intenção de destruir esses equipamentos, já que os impediam de usar as drogas livrementes. A equipe escolar ficaram atentas para inibir-los e diminuir o consumo dentro da escola.
Também ocorre alunos fumando, em locais ermos, sem câmaras. No entanto, não pode ocorrer, já que existe lei Estadual que proíbe tal fato dentro de estabelecimentos públicos e que afeta a qualidade de vida. Há relato, de que aluno evadiu, logo depois ficamos sabendo que ele tinha morrido de overdose. Temos casos de uso de bebida alcoólica, isoladamente por período, portanto um aluno do 1º ano do Ensino Médio trouxe para dentro da escola uma garrfa com mistura de bebidas alcoólicas e energéticas, para se "mostrar" aos colegas. Os responsáveis foram convocados a comparecerem na