Quimica orgânica
1. Introdução 1
2. Objetivo 1
3. Materiais 1
4. Metodologia 2
5. Resultados e Discussão 2
6. Conclusão 7
7. Referências 7
1. Introdução
A técnica utilizada nesta aula prática será a de extração simples solvente/solvente. Nesta técnica, uma solução aquosa é colocada em contato com um segundo solvente orgânico imiscível com o primeiro solvente, a fim de colocar a transferência de um ou de mais de um soluto para o segundo solvente (1). No experimento realizado, foi utilizada uma solução aquosa de I2 previamente preparada pelos técnicos, e como solvente orgânico foi utilizado o clorofórmio. O iodo é apolar, e, portanto, pouco solúvel em água. Para aumentar a solubilidade do iodo elementar em água utiliza-se iodeto de sódio ou de potássio.
2. Objetivo
Verificar a eficácia da técnica de extração solvente/solvente, que é largamente utilizada na química orgânica, para separação, purificação e concentração de certas substâncias de misturas que ocorrem na natureza (1), além de conhecer a aparelhagem necessária a aplicação de tal técnica e fixar conceitos de dissolução de substâncias em solventes de acordo com suas respectivas polaridades.
3. Materiais
Os materiais utilizados nesta aula prática foram:
-Funil de separação;
-Proveta;
-Iodo elementar;
-Iodeto de sódio ou potássio;
-Béquer e Erlenmeyer;
-Clorofórmio (CHCl3);
-Pipeta Pasteur;
4.
Metodologia
Em uma proveta graduada adiciona-se, com o auxílio de uma pipeta Pasteur, 100 ml da solução de iodo na capela, transfere-se para um béquer de 250 ml e posteriormente para um funil de separação de 250 ml.
Transfere-se para uma proveta, com o auxílio de uma pipeta Pasteur, 40 ml de clorofórmio na capela, e posteriormente adiciona-se este líquido ao funil de separação contendo a solução de iodo. Agita-se o funil contendo a mistura, deixa-se a fase aquosa e orgânica se separarem e recolhe-se a fase orgânica em um Erlenmeyer de 250 ml.
O procedimento de adição de