Relatório Química
JOÃO ALEX MARTIN
EXTRAÇÃO COM SOLVENTE
Arapongas
2013
INTRODUÇÃO
O método de extração com solvente, é uma técnica usada para se ter um maior rendimento ou algum produto que não se pode ter de nem uma outra forma.
É uma técnica em que uma solução, usualmente aquosa é posta em contato com um segundo solvente usualmente orgânico, a fim de provocar uma transferência de um, ou mais de um soluto para o segundo solvente. As separações que se podem fazer são simples, limpas, rápidas e convenientes. Em muitos casos a separação pode ser efetuada pela agitação, durante alguns minutos, num funil de separação. A técnica é igualmente aplicável a materias no nível de traço e também a grandes quantidades de material.
Esse tipo de extração é utilizado na química orgânica, para separação, purificação e concentração de certas substâncias de misturas que ocorrem na natureza. Esse método está baseado na propriedade física da substância, a solubilidade.
PARTE EXPERIMANTAL
Materiais e reagentes:
- Balança Analítica
- Béqueres
- Espátula
- Almofariz e pistilo
- Funil de separação
- Suporte universal
- Garra
-Erlenmeyer
- Provetas de 50mL
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Experimental I (Preparo da solução de iodo – solução de tintura)
Em um bécker foi pesado 1,0g do iodo, e em outro bécker se pesou 2,0g do iodeto de potássio. Se transferiu a mistura pesada para um almofariz, com a ajuda de um pistilo, se misturou até se homogeneizar. Adicionou-se um pouco de água destilada e agitou-se para uma perfeita dissolução, transferindo a solução em um balão volumétrico de 100mL e completando o volume com água destilada. Assim, se obtém a solução mista com 2% de iodeto de potássio e 1% de iodo.
Experimento II (Extração com solvente)
Foi medido 10mL da solução de iodo com uma proveta e se transferiu para um funil de decantação, logo em