Agregados e aglomerantes
Aluna: Carolinne Machado Barra
VARGINHA
2014
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho destaca um grande estudo feito sobre agregados e aglomerantes, com o intuito de mostrar sua importância na construção civil, destacando seus conceitos técnicos. Mostra como é essencial a qualidade desses materiais para se obter êxito e crédito no mercado de trabalho e conquistar uma maior clientela. Agregados e aglomerantes ruins podem afetar muito mais do que simplesmente, por exemplo, o concreto, pode diminuir a vida util de uma edificação. Deve-se ter uma noção disso para não cometer erros e ter uma visão critica em função de sempre buscar o melhor.
1
2 DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento será dividido em duas partes agregados e aglomerantes.
2.1 AGREGADOS
2.1.1 DEFINIÇÃO
A definição da palavra agregado no dicionário significa: algo que esteja junto, misturado, acumulado. Já na construção civil agregados são materiais minerais, granulares, normalmente inertes, particulado, não coesivo, sem forma ou volumes definidos, com dimensões compatíveis e propriedades apropriadas para o uso da engenharia, sendo os mais comuns a pedra britada, areia e cascalho. As duas definições se interligam de certa maneira, pois a pedra britada, por exemplo, se junta com o cimento, água e a areia para fazer a argamassa. Em geral são materiais que se juntam para dar origem a outros.
2.1.2 CLASSIFICAÇÃO
Quanto à origem:
Naturais: são aqueles que já se encontram em forma particulada na natureza. Ex.: Areia.
Artificiais: são aqueles que têm sua composição obtida através de processos industriais. Neste caso há várias matérias-primas presentes, podem ser, por exemplo, rocha, argila, etc.
Quanto às dimensões:
Miúdos: Grãos finos, que passam numa peneira de abertura de 4,75 mm. Ex.: Areias.
Graúdos: Grãos mais