TÉCNICA DE ENSINO
A importância da escolha adequada de uma técnica de ensino é uma realidade inquestionável para que o processo ensino-aprendizagem seja proveitoso e conduza aos resultados esperados. Com o auxílio de técnicas esse processo proporciona ao instrutor e aluno serem agentes ativos na construção do saber.
O excesso do uso de apenas uma técnica traz desmotivação ao aluno, pois tornam-se cansativas e rotineiras. O militar do CBMERJ espera inovadoras formas de aprender.
7.1 Apresentação TÉCNICA
É possível agrupar as técnicas de ensino em função de certas características comuns. Como no exemplo a seguir:
TÉCNICAS DE ENSINO
7.2 Conceitos
TÉCNICA – É uma sequência de procedimentos práticos, fundados em teoria científica, e segundo os quais se efetiva a relação ensinar-aprender.
É, em última análise, a modalidade pela qual o professor orienta a aprendizagem do aluno.
A TÉCNICA sugere os passos e os procedimentos que tornam mais eficaz o alcance de determinado objetivo de aprendizagem.
Técnica de ensino são maneiras particulares de se organizar as condições externas favoráveis a aprendizagem.
São diferentes modos de realização ou de aplicação de uma dada estratégia. Assim, uma estratégia pode ser operacionalizada por meio de diversos tipos de ações ou técnicas. Enquanto a estratégia é uma diretriz de ação, a técnica é a maneira de agir. São os “roteiros” que levam a aprendizagem.
Não se pode perder de vista que o condicionador maior da definição ou seleção da técnica é o objetivo que se busca alcançar. Não esquecendo as diferenças individuais existentes nas turmas. Isto sugere que o ensino poderá ser mais eficaz na medida em que os objetivos, conteúdos, procedimentos e avaliações estejam adequados à proposta da disciplina.
Por outro lado, não se pode deixar de considerar também a