Tecnicas de ensino
Profª Conceição Reis
TÉCNICAS DE ENSINO
Recife- 2012
Conceito
Método é a sistematização das atividades, em sala de aula, visando à aprendizagem do aluno. Portanto os métodos de ensino são as ações do professor, pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico. Eles regulam as formas de interação entre ensino e aprendizagem, entre professor e alunos, cujo resultado é a assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos, ou seja, a técnica é um componente e a operacionalização do método. A técnica, nada mais é do que “o como fazer”.
Técnicas de ensino 1. Técnicas expositivas:
Correspondem mais ao método dedutivo, lógico, verbalizado. Há muitas formas de exposição, desde a simples palavra do professor, até as comunicações do grupo, aos meios sociais, cartazes, audiovisuais, etc.
Têm como característica principal transmitir uma mensagem codificada, seja por palavras, seja por símbolos visuais ou sonoros. 2. Técnicas de pesquisas:
Estas são técnicas fundamentalmente individuais, embora possam ser realizadas em grupos, especialmente se esses forem pequenos. Consistem no estudo, na procura dos elementos fundamentais de uma situação, na análise, na posterior síntese, e finalmente, na comunicação de resultados. 3. Técnica grupal:
Corresponde em formar grupos com 3 ou mais pessoas para discutir o assunto determinado pelo professor, onde elas colhem dados e se aprofundam no assunto. Esta é uma técnica que pode ser expositiva, pois há a hipótese de apresentações se for o caso. Consiste nas ideias de cada um dos alunos colaborando sua parte num todo. Explora-se vivências e interesses pessoais. 4. Técnicas de seminário:
Correspondem em forma de um grande grupo onde os alunos trabalham individualmente ou em grupos e