Tubulacoes de vapor
Introdução O vapor é simplesmente um meio de transporte do calor, e é um bom meio de transformar o calor do combustível que está sendo queimado na fornalha da caldeira para o ponto onde se necessite usar esse calor. O vapor é escolhido como um bom meio de conversão do calor por duas razões: Em primeiro lugar, porque usa água como matéria prima e esta é normalmente abundante, em segundo lugar porque o vapor tem condições de armazenar e transportar uma quantidade de calor a uma temperatura tal que pode ser convenientemente utilizado. A quantidade de calor que pode ser transferida do vapor para uma substância a ser aquecida depende, entre outras coisas, da diferença de temperatura entre ambos e da superfície através da qual o calor tem de ser transferido. Conseqüentemente (mantidas as demais condições) podemos aferir que quanto maior for a temperatura do vapor e, portanto sua pressão, maior será a taxa de transferência de calor do vapor para a substância a ser aquecida. Analogamente quanto maior for a superfície de transferência maior será a quantidade de calor transferido por unidade de tempo.
Perdas de Calor Tão logo o vapor sai da caldeira ele começa imediatamente a ceder calor. O objetivo é tomar providências no sentido de que as perdas de calor sejam minimizadas até que o vapor atinja o ponto onde se quer utilizá-lo. A Fig. 2 nos mostra onde o calor transportado pelo vapor desde a caldeira pode ir. Essencialmente o primeiro cuidado é evitar-se perda de calor através de vazamentos, válvulas e conexões defeituosas. Convém lembrar aqui que a uma pressão relativa de 7 kg/cm2, uma área equivalente a O,8 mm provocará um desperdício de aproximadamente 1,5 ton./ano de óleo combustível.
Outra maneira de desperdício de vapor e combustível é através da radiação das tubulações de vapor. Um exemplo bastante simples serve para enfatizar a necessidade de isolamento térmico. Uma tubulação de 15O mm. de diâmetro com 3 m