Corrosão em tubulações de vapor na UFV
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Química
ENQ 370 – Corrosão
Professora Rita de Cássia Superbi de Souza
Corrosão em tubulações de vapor na UFV
Grupo: Alley Michael da Silva Procópio 68487 Igor Geraldo Fiuza Costa 67772 Jeanderson de Melo Pereira 68467 Lilian Yukie Pacheco Toma 71448 Túlio Markiole Coelho Torres 67770
Viçosa – MG
2014
INTRODUÇÃO
O vapor é um importante fluido de trabalho para diversos processos industriais e transporte desde a revolução industrial do século XVIII, e atualmente também é utilizado amplamente nos setores comerciais e de serviços. Tais sistemas de produção utilizam sua potencialização em sistemas que envolvem a captura e troca de calor para o aproveitamento energético. Para tal, o sistema que envolverá o gerador de calor que até condução final do vapor, dependerá de tubulações.
O vapor ainda é pouco corrosivo, apesar das corrosões serem uma das causas principais que afetam a confiabilidade das plantas desses sistemas, mesmo estando cientes que não podem ser evitados por completo, mas que pode ser controlado, esse é um desafio interminável para os engenheiros e pesquisadores que atuam nesse problema que custam bilhões de dólares anualmente às indústrias.
O avanço tecnológico tem levado os pesquisadores a desenvolver materiais metálicos com propriedades físicas e químicas que satisfaçam às exigências mais sofisticadas. Como exemplo dessas propriedades que tenham ductilidade e maleabilidade (a frio e a quente), condutividade térmica e elétrica e resistência mecânica aos diversos tipos de esforços mecânicos.
Apesar do avanço tecnológico no