TITULOMETRIA DE COMPLEXAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
DISCIPLINA ANÁLISES DE ÁGUAS PROFESSOR CARLOS ANTÔNIO PEREIRA CURSO DE ENGENHARIA DE SANITÁRIA E AMBIENTAL ALUNO:
TITULOMETRIA DE COMPLEXAÇÃO
CAMPINA GRANDE
Mai-2014
INTRODUÇÃO
A dureza é uma propriedade atribuída à água, devido à presença de sais de alcalino-terrosos (cálcio e magnésio principalmente) e de outros metais, em menor quantidade. A dureza da água pode ser classificada em dureza temporária (presença de carbonatos e bicarbonatos) e dureza permanente (ausência de carbonatos).
OBJETIVO Determinar a dureza de uma amostra de água, usando a titulometria de complexação (EDTA-Na). Em que a dureza da água esta relacionada com a concentração de íons de determinados minerais dissolvido. Os principais minerais são: Cálcio e Magnésio, mas às vezes o Zinco, Estrôncio, Ferro ou Alumínio podem ser eventualmente considerados para calcular a dureza da água.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Dureza
Dureza é um parâmetro característico da qualidade de águas de abastecimento industrial e doméstico. A dureza da água é causada pela presença de sais de cálcio e de magnésio (bicarbonatos, sulfatos, cloretos e nitratos) presente em solução. Com isso, os principais íons determinantes de dureza são cálcio e magnésio, contudo o zinco e estrôncio têm uma ação secundária. Mas às vezes, alumínio e ferro são fatores contribuintes da dureza.
Classificação
A dureza total: É a soma da dureza temporária e da dureza permanente. A dureza é quantificada em miligramas/litro de CaCO3 independente dos íons que a estejam causando.
A dureza é chamada de temporária, quando os íons de Ca2+ e Mg2+ ao serem aquecidos combinam com íons de bicarbonato e carbonatos, sendo assim