Determinação da Dureza da água
Laboratório de Química Analítica
Diego Silveira – 1221069
Gabriela Kurban - 1213009
Professora Tatiana Dillenburg Saint’Pierre
Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2014.
1. Resumo
Neste experimento foi determinada a dureza total e as concentrações de cálcio e magnésio na água mineral comercial através do método de titulação por complexação, onde geralmente, o ligante é o titulante e o íon metálico é o analito. Uma solução de EDTA padronizada foi usada para realizar o procedimento, pois as soluções de EDTA são particularmente úteis como titulante já que o reagente combina com íons metálicos na proporção de 1:1 não importando a carga do cátion.
Para a determinação da dureza da água, dada pela concentração de carbonato de cálcio em miligramas por litro de água, a titulação foi feita com indicador negro de ericromo T em solução tampão de pH = 10. O valor obtido foi de 135 ± 2 mg/L.
Para a determinação da concentração de íons cálcio e magnésio, a titulação foi feita com indicador murexida em meio alcalino. Os valores obtidos foram de 29,7 ± 1,0 g/L para o cálcio e 12,2 ± 0,8 g/L para o magnésio.
Através dos resultados obtidos foi possível identificar que a amostra analisada possui os valores apropriados para consumo: A dureza está bem abaixo do permitido pela legislação brasileira e os valores encontrados para a concentração de cálcio e magnésio na água são compatíveis dos valores informados no rótulo da embalagem.
2. Objetivo
Determinar a dureza total e as concentrações de Ca e Mg em água mineral por meio do processo de titulação por complexação, utilizando uma solução padronizada de EDTA e indicadores metalocrômicos.
3. Introdução
A dureza da água está relacionada com a concentração de íons de sais minerais presentes nesta substância. Esta propriedade é predominantemente causada pelo excesso de sais de magnésio e cálcio, porém outros elementos como o zinco,