Área de integraçao
4.3 Desequilíbrios Regionais
Desigualdades em Portugal
Portugal é um país onde se evidenciam vários contrastes regionais: entre o litoral e o interior ou o norte e o sul mas também áreas rurais e urbanas. Estas diferenças são de natureza económica, demográfica e social em setores tao diversos como a educação, a educação, a assistência a idosos, a investigação entre outros
As desigualdades são o resultado conjunto de múltiplos fatores de entre os quais se desvantagens decorrentes do isolamento geográfico, mudanças sociais ou económicas ou a conjugação de ambos os fatores.
O impacto destas desvantagens manifesta-se na qualidade de vida dos portugueses, sendo a qualidade de vida a avaliação das condições de existência do ser humano, entendidas na perspetiva material, de poder de compra, e na ótica cultural e espiritual, de elevação do espirito e da oportunidade de gozar o mundo segundo os valores de cada qual valoriza.
Divisão Territorial de Portugal
A divisão por NUTS (Nomenclaturas de Unidades territoriais para fins Estatísticos) refere-se a sub-regiões estatísticas em que se dividem os territórios dos países da União Europeia incluindo o território de Portugal. De acordo com esta divisão, o Território de Portugal subdivide-se em três níveis: Nuts I, Nuts II, Nuts III.
Nuts I: Portugal Continental, Região Autónoma da Madeira e dos Açores.
Nuts II: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma da Madeira e dos Açores.
Nuts III: constituído por 30 unidades, das quais 28 no continente e duas correspondentes às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Áreas Metropolitanas
Em torno das duas grandes cidades eleitorais de Lisboa e Porto, a elevada densidade populacional e o forte dinamismo económico entre essas cidades e as áreas que as envolvem, fez surgir as áreas metropolitanas.
Foram criadas em 1991 com o objetivo de articular esforços de interesse para as