Area integracao
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e económica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenómeno que criou pontos em comum na vertente económica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
A globalização é de fundamental importância para a actuação das empresas multinacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, factores essenciais para realização eficaz das actividades económicas em escala planetária.
Durante a última década têm sido diversas as opiniões sobre os efeitos da globalização no mercado de trabalho. Todas elas têm dado uma grande ênfase a questões como a falta de ética, trabalho infantil, mão-de-obra escrava, trabalho mal remunerado, confrontando na maioria dos casos a realidade dos mercados dos países em desenvolvimento e os países desenvolvidos.
Para muitos economistas (liberais e marxistas) a tendência do capitalismo foi, é e sempre será a expansão para todas as partes do mundo. Alguns chegam a afirmar que a globalização se iniciou com as Grandes Navegações, no início da Idade Moderna (século XV). Isso porque era o comércio internacional e a procura de riquezas que motivavam governos e comerciantes das nações europeias daquela época a viajar para o Oriente para o Ocidente, onde encontravam novas sociedades e culturas.
As multinacionais surgiram em sua maioria no final do século XIX e começo do século XX, foram as empresas que inovaram em seus respectivos sectores económicos e hoje controlam fatias expressivas do comércio mundial.
São empresas com sedes em países ricos, que espalham suas filiais pelo mundo.
Organismos ou organizações internacionais, também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objectivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas