Pré-Sal
BRUNO DE ALMEIDA SILVESTRE
FERNANDO LIMA FERREIRA PESSIQUELLI
GIOVANNA DEL PRETE
GLEISON DAVI CORTEGOSO
THAÍS BUSO CORRÊA
PRÉ-SAL: Análises do Impacto Ambiental - “Vantagens e Desvantagens”
São Paulo, 25 de maio de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
PRÉ-SAL: Análises do Impacto Ambiental - “Vantagens e Desvantagens”
Professor: Marcelo de Souza
São Paulo, 25 de maio de 2014
AGRADECIMENTO
Ao Professor de Metodologia Científica e Tecnológica Marcelo de Souza, pela sua dedicação na condução do curso ao longo do semestre e pela importante orientação para a realização deste trabalho.
RESUMO
Pré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao litoral do Espírito Santo.
A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém, não possuíam tecnologia suficiente para a realização de pesquisas mais avançadas.
Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro.
O petróleo encontrado nessa área engloba três bacias sedimentares (Santos, Campos e Espírito Santo), e a capacidade estimada da reserva pode proporcionar ao Brasil a condição de exportador de petróleo
RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Pre-salt is the name given to hydrocarbon reserves in limestone rocks that lie below layers of salt. The oil was discover in