PRÉ-SAL
Aluno: Frentzen Hyuri
Curso: Petróleo e Gás – Noturno
Data: 09/06/2014
NATAL/RN – 2014
SUMÁRIO
1.
2.
2.1
2.2
2.3
Introdução
-----------------------------------------------------1
O que é o pré-sal? ------------------------------------------------------1
Características dos reservatórios de óleo do pré-sal ------------1
Como os reservatórios de pré-sal foram formados? ------------2
Diferenças entre os reservatórios convencionais e os reservatórios do pré-sal --------------------------------------------------------------------- 3
2.4 Aspectos econômicos relacionados à exploração do pré-sal -- 3 e 4
3. Conclusões ------------------------------------------------------------------4
4. Referências Bibliográficas ---------------------------------------------4
1.
Introdução
Neste relatório será abordado temas sobre o pré-sal, mais precisamente na parte dos reservatórios de óleo. Como por exemplo, as características dos reservatórios que se encontram naquela área; como eles são formados; diferenças entre os convencionais e os daquela região e os aspectos econômicos relacionados à exploração do pré-sal.
2.
O que é o pré-sal?
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo.
Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.
As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre