curso universitário em outra cidade: motivações e desafios
Há pouco tempo possuir o ensino médio completo já era suficiente para conseguir um bom emprego. Porém os tempos mudaram e hoje em dia é cada vez mais difícil um emprego não exigir de curso técnico a um doutorado, e por isso os cursos universitários estão se tornando prioridade na vida de jovens e adultos.
A necessidade de completar um curso universitário de qualidade leva diversos jovens a partir dos 18 anos, a cogitarem a ideia de estudar, morar e trabalhar em outra cidade, já que não são todas que oferecem um ensino de qualidade e um bom mercado de trabalho. Com essa decisão tomada, impulsionada pela ânsia de se tornar independente, de estudar e trabalhar, são muitas as responsabilidades que a seguem. Dentre elas o fator financeiro com moradia, alimentação e transporte, precisando muitas vezes de um auxilio familiar, já que a estabilização financeira com um emprego pode levar tempo.
Além disso, outro desafio que os jovens têm que enfrentar, relacionado com a questão financeira, é o convívio e a divisão de tarefas com outros estudante e trabalhadores com culturas, costumes e personalidades diferentes, com quem, muitas vezes, necessita dividir um apartamento, uma pensão ou uma república devido a não ter condições financeira para ter um canto próprio.
Assim, a busca por uma formação de qualidade deve ser cada vez mais estimulada pelas escolas, pela família e pelo governo com o ENEM, o SISU e o PROUNI por exemplo, porém a decisão de levar essa busca para uma outra cidade, longe de sua zona de conforto na sua própria cidade e ao lado da família, não deve ser descartada, mas sim muito bem pensada e analisada para que ela possa ser realizada da melhor maneira