A história de Gramsci
Domingos Zamagna - Jornalista e professor de Filosofia.
Antonio Gramsci nasceu em 23 de janeiro de 1891 na minúscula e paupérrima cidade de Ales, no oeste da Sardenha, Reino da Itália. Era o quarto dos sete filhos do casal Giuseppina Marcias e Francesco Gramsci. Em 1894 a família se transfere para a montanhosa Sòrgono, quase no coração da ilha. Por dois anos Antonio estuda num asilo mantido por religiosas. Remonta a este período um acidente que, apesar de várias terapias, vai impor a Antonio a notória curvatura da coluna vertebral. Termina os estudos elementares em 1902 na cidade de Ghilarza, onde seu pai é preso por irregularidades administrativas. Prossegue os estudos privadamente, enquanto ajuda a família trabalhando nos arquivos da prefeitura de Ghilarza. Em 1905 inscreve-se no ginásio da vizinha cidade de Santu Lussurgiu. Nesta cidade começa a receber correspondência regular, com jornais socialistas, de seu irmão mais velho, Gennaro, migrante em Turim.
Aos 17 anos transfere-se para Cagliari, residindo com o irmão Gennaro, agora secretário local do Partido Socialista Italiano. Matricula-se no Liceu Dettori; demonstra vivacidade intelectual e habilidades em matemática e ciências exatas. Em Cagliari chegam os ventos culturais do continente. Era a Itália de Labriola, Pascoli, D'Annunzio, Pirandello, Verdi, Fogazzaro, Marconi, Gentile, Bonaiuti, Marinetti, Modigliani, Papini, Sturzo, Salvemini, Gemelli, Croce e do santo Papa Pio X. Quanta diversidade! Gramsci lê muitíssimo, especialmente Gaetano Salvemini e Benedetto Croce.
Em 1908 Gramsci vence um concurso para uma bolsa de estudos na Universidade de Turim (Faculdade de Letras e Filosofia) e embarca para o continente. É na capital do Piemonte que Gramsci vive os seus anos de universitário. O ambiente de Turim influencia os seus passos futuros. Cidade industrializada, onde já se desenvolveram as indústrias Fiat e Lancia, que eliminaram as concorrentes mais fracas. Grande