Freve
Licenciatura em Educação Física – Antropologia – Clarisse Terra
1º período – Manhã – Campus Niterói
“Frevendo” com o Frevo
Simone Webler
Niterói
2014
Introdução
Cultura Popular define todas as manifestações culturais de um determinado país, estado ou cidade, e se referem a danças, literatura, folclore, arte, festas, gastronomia e músicas. Os principais exemplos de manifestações da cultura popular brasileira são as festas folclóricas, a literatura de cordel, os sambas, o carnaval, a capoeira, os contos e fábulas, festa junina, MPB (Música Popular Brasileira), cantigas de roda e as danças regionais.
As danças folclóricas são expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem duração limitada obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor.
As danças constituem um importante componente cultural da humanidade. E no caso do Brasil, que possui uma cultura tão rica e diversificada, a gama de modalidades são enormes, e muito importantes para a cultura brasileira. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região.
Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Constitui numa forma de desenvolver essa expressão artística com base em tradições e costumes de um povo. Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma. Em diversos países, a dança folclórica é a expressão daquele povo.
No Brasil, as danças folclóricas sofreram influências das tradições dos estados, dos povos africanos e europeus.