Antonio Gramsci
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Antonio Gramsci
Disciplina: Didática Geral
Prof. Dr. Geraldo Lima
Aluno: Frederico Rufino Másala
Uberaba, 2013
O presente texto consiste em uma síntese das ideias de Antonio Gramsci, tal como descritas por Attilio Monasta, no livro intitulado Antonio Gramsci, da coleção Educadores, em 2010. Gramsci, como muitos intelectuais italianos, escreveu boa parte de sua obra na prisão, elaborando, talvez, as ideias mais importantes sobre a função educativa e política dos intelectuais. Sua intenção inicial era realizar uma análise crítica da história dos intelectuais italianos e suas considerações se confundem, hoje, com a história da educação. Seus escritos foram inspirados por uma sociedade fortemente marcada pela separação entre a atividade intelectual e o trabalho técnico e político.
Para Gramsci a educação é um campo onde a teoria e a prática, a cultura e a política andam juntas, porém frequentemente se faz uma distinção entre estes aspectos. A utilização da teoria neutraliza o efeito da prática.
A infância e a juventude de Gramsci coincidem com o primeiro desenvolvimento industrial e econômico da Itália. Estes desenvolvimentos estabeleciam um contexto que buscava modernizar a sociedade italiana, inspirados em um clima cultural positivista, científico, tecnológico e educacional. Uma organização científica do trabalho, isto é o taylorismo.
Aprendizagem política
Gramsci nasceu em Sardenha, uma região pobre da Itália, com uma identidade cultural forte. Possuía seu próprio idioma, suas histórias e sua cultura, diferente dos piamonteses.
Começou sua aprendizagem política e educativa durante a primeira guerra mundial, educação aquela que era dividida entre a formação técnica e profissional (para o trabalho) e uma formação cultural e científica, para o desenvolvimento espiritual. Em 1922, o regime fascista abandonou qualquer pretensão de