Cultura Organizacional
Gestão Recursos Humanos 1º Semestre 2014.
Alunos:
Alessandra Regina
Joseane Melo
Mônica Rodrigues
Rafael Soarez
Sabrina A. R. Nabuco de Araujo
Victória Morais
São Sebastião, 17 de Março de 2014.
Remuneração
No dicionário, remuneração significa recompensar,
premiar: pagar salários, honorários etc. É uma troca entre empregado e empregador, onde o empregado dispõe de sua mão de obra, para receber em troca uma recompensa, a remuneração.
Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com seus conhecimentos e habilidades, desde que receba uma retribuição adequada (CHIAVENATO,
1999)
Um dos grandes problemas que as empresas de hoje enfrentam é a falta de uma estrutura adequada de salários. De um lado existe a preocupação em motivar os empregados, com salários compensadores, de outro lado existe a preocupação de situar, num nível razoável, os custos com o pessoal. As organizações esperam de seus colaboradores resultados constantes e por outro lado os colaboradores esperam das organizações crescimento profissional e financeiro de acordo com seus resultados (RIGAUD, R.P. 2009)
Por este motivo, é necessário entender a remuneração, quais são os itens que a compõem, conhecer os critérios do plano de remuneração, tudo isso visando adquirir o conhecimento necessário para se aplicar corretamente o plano, onde o empregado através de buscar melhoria contínua, adquirindo capacitação e formação acadêmica e etc., e o empregador com bons planos de remuneração para aplicar. Afinal para
Rigaud (2009), pagar salários é obrigação de qualquer empresário que mantém sua organização pessoal trabalhando, mas remunerá-los de forma adequada é reconhecer os talentos individuais.
Remuneração vai além de ser simplesmente dinheiro.
Dela fazem parte o salário (o termo tem origem no latim salarium argentum, “pagamento em