Cultura Organizacional
Resumo: Este artigo trata sobre a Cultura Organizacional, que pode ser definida nas responsabilidades que devem ser cumpridas no local de trabalho ou estudo. Abrange valores, princípios, crenças, políticas e sistemas.
Palavras-chave: cultura, organização, valores, trabalho, comportamento.
CULTURA ORGANIZACIONAL A cultura organizacional foi definida e tratada por diversos autores, porém verifica-se que os conceitos são bastante parecidos. Entre elas a definição de Dias (2003, p. 41), diz:
“A cultura organizacional, é o conjunto de valores, crenças e entendimentos importantes que os integrantes ou uma organização tem em comum. A cultura oferece formas definidas de pensamentos, sentimento e reação que guiam a tomada de decisões e outras atividades dos participantes de uma organização.”
A particularidade da cultura de uma organização é mostrada no diferencial no ato de negociar, no atendimento ao cliente, na maneira de tratar colaboradores, lealdade na relação entre empresa e funcionário. Isso transmite a mentalidade que prevalece na empresa. (COLADAWEB, 2009).
Segundo Vergasta (apud FACAPE), “A cultura organizacional não é algo pronto e acabado, mas está em constante transformação, de acordo com sua história, os seus autores e com a conjuntura.”
Uma cultura forte contribui para que uma empresa tenha um resultado final satisfatório. Segundo Dias (2003, p. 42): “As organizações que obtém sucesso apresentam culturas fortes, que atraem, mantêm e recompensam os indivíduos que desempenham papéis essenciais e cumprem com as metas estabelecidas mais importantes.”
Para Dias, a cultura organizacional inclui normas que moldam o comportamento das pessoas dentro de uma organização, entre elas estão transmissão de sentimento de identidade, conseguir com que as pessoas assumam compromissos, cooperar para fortalecer a estabilidade do sistema social que oferece normas reconhecidas e aceitas por todos. Segundo Fleury, (apud PORTAL-RP), os