TIPOS DE PESQUISA
Este trabalho relata sobre as diferenças nos tipos de pesquisa metodologicas. Pesquisa é o mesmo que busca ou procura. Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Ciência (produção de conhecimento) a pesquisa é a busca de solução a um problema que alguém queira saber a resposta. Pode se dizer que se faz ciência, mas que se produz ciência através de uma pesquisa. Pesquisa é, portanto o caminho para se che-gar à ciência, ao conhecimento. É na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais. Num exemplo grosseiro eu não poderia procurar um tesouro numa praia cavando um buraco com uma picareta; eu precisaria de uma pá. Da mesma forma eu não poderia fazer um buraco no cimento com uma pá; eu precisaria de uma picareta. Por isso a im-portância de se definir o tipo de pesquisa e da escolha do instrumental ideal a ser utilizado.
RESUMO
TIPOS DE PESQUISA
Objetivo: Avaliar os tipos de pesquisas exigidos que diferenciam a pesquisa científica num modo geral, simples e eficaz, apresentando suas características em geral.
A pesquisa pode ser diferenciada quanto à natureza, aos métodos, quanto aos objeti-vos e quanto aos procedimentos.
E em que residiria cada uma dessas diferenças?
1 Quanto aos objetivos, as pesquisas podem ser:
- exploratórias;
- descritivas;
- explicativas.
1.1 Pesquisas exploratórias:
É toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenôme-no, Exemplo: Saber como os peixes respiram. Conforme leciona Gil (1991), objetivam facilitar familiaridade com o problema objeto da pesquisa, para permitir a construção de hipóteses ou tornar a questão mais clara. Os exemplos mais claros são a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso.
São empregadas para:
- levantamentos/estudos bibliográficos;
- análise de