Tipos De Pesquisa
A Abordagem:
Pesquisa qualitativa: a pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório. Isto significa dizer que ela estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É um tipo de pesquisa indutiva, ou seja, o pesquisador desenvolve conceitos e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.
Pesquisa quantitativa: a pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que se destina a descrever as característica de um determinada situação. As informações são coletadas por meio de um questionário estruturadas com perguntas claras e objetivas, o que garante a uniformidade de entendimento. É usada para criar medidas precisas e confiáveis que garantam uma análise estatística. Quando se utiliza este método as questões devem ser diretas e quantificáveis e a amostra deve ser grande o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável. A análise de dados quantitativos e o cruzamento entre as diversas informações coletadas vão produzir algo qualitativo.
A Natureza:
Pesquisa básica: Pesquisa Básica é aquela em que se acumula informações e conhecimentos que podem eventualmente levar a resultados acadêmicos ou aplicados importantes, mas sem fazê-lo diretamente. É uma pesquisa exploratória sobre um dado tema sem necessariamente apresentar relação com sua aplicação específica. Caracteriza-se pela busca de conhecimentos básicos para formulação de hipóteses e respostas de questões iniciais sendo, portanto, diretamente responsável pelo desenvolvimento científico e indiretamente pelo industrial mediante a aplicação dos resultados desta em pesquisas aplicadas.
Pesquisa aplicada: tipo de pesquisa