Tipos de pesquisas
Uma pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do individuo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. Não é uma situação definitiva. Ela só é cientifica se estiver aliada a metodologia.
Pesquisa Bibliográfica:
Esse tipo de pesquisa procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos, dispensando a elaboração de hipóteses. Pode ser feita isoladamente ou como parte da pesquisa cientifica descritiva ou experimental. Esse tipo de pesquisa fica evidenciado no filme “O Óleo de Lorenzo” em todos os momentos em que os pais de Lorenzo recorrem a livros para buscar informações/conhecimentos sobre a doença do garoto.
Pesquisa Quantitativa:
A pesquisa quantitativa se realiza na busca de resultados precisos, exatos, comprovados através de medidas de variáveis preestabelecidas, na qual se procura verificar e explicar sua influência sobre outras variáveis, através da análise de frequência de incidências e correlações estatísticas. Esse tipo de pesquisa fica evidenciado no filme “O Óleo de Lorenzo” em todos os momentos em que os pais de Lorenzo recebe exames em que constam as taxas de gorduras presentes no corpo de seu filho.
Pesquisa Qualitativa:
Fundamenta-se na discussão da ligação e correlação de dados interpessoais, na coparticipação das situações dos informantes, analisados a partir da significação que estes são aos seus atos, sugerindo medidas. Considera a participação do sujeito como um dos elementos fundamentais na relação com o mundo real, não interferindo nos resultados. Neste tipo de pesquisa, o pesquisador participa, compreende e interpreta. Este tipo de pesquisa fica evidenciado no filme “O Óleo de Lorenzo” em todos os momentos que os pais de Lorenzo, após receber o exame