Plano de gestao ambiental empresa de moveis
A preservação ambiental é uma temática atual e emergente que requer o envolvimento e a participação de todos os segmentos da sociedade civil bem como de cada cidadão em particular. A gestão ambiental dentro deste contexto apresenta-se como uma alternativa que vem de encontro com interesses socioeconômicos envolvendo cada vez mais o segmento empresarial. A minimização de impactos ambientais associada à minimização de custo, recuperação de matérias primas e energia projetam um futuro em que os interesses da sociedade se associam no sentido de preservar a qualidade ambiental para as atuais e futuras gerações. O desenvolvimento sustentável desponta como um objetivo global a ser alcançado racionalizando-se o uso dos recursos naturais. A atividade industrial, por muito tempo tida como impactante, começa a despontar para um cenário de alternativas racionais de gestão, em que a variável ambiental insere-se sem, contudo frear o seu desenvolvimento e sua própria sustentabilidade.
Dentro deste contexto, segundo DONAIRE (1999), as empresas vêm integrando em suas estratégias a proteção e conservação ambiental, tornando-se estas variáveis ou fatores direcionadores de todas as outras estratégias.
Alguns fatores têm sido importantes nestes direcionamentos pelas empresas, como os fatores coercitivos (regulações, multas, barreiras comerciais não tarifárias, pressões externas, etc.) que levam a uma ação reativa, e os fatores econômicos, onde a competitividade se dá também pela preservação e conscientização ambiental (responsabilidade social e ética) que levam a uma ação pró-ativa.
A gestão ambiental pode levar a um resgate da responsabilidade subjacente à aplicação de soluções que contenham crescente diferenciação tecnológica, no desafio da preservação ambiental. Isto pode dar-se com redução de custos com material, água, energia, tratamento e disposição de resíduos, custos junto aos órgãos reguladores, satisfação dos consumidores e, como consequência, aumento da