Relação entre a educação infantil e a curiosidades das crianças
ALUNO- ALAN CARDEC MAX - RA 1101846
DISCIPLINA ESTUDOS DISCIPLINARES II
RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CURIOSIDADES DAS CRIANÇAS
Podemos considerar através do ponto de vista dos estudiosos na área Pedagógica, que a Educação Infantil contemporânea tem se tornado um tanto mecanizada, tendo em vista que através de um plano de aula e uma grade curricular, a quais devem ser seguidas a risca em todo ano letivo. O questionamento em tela, não é uma manifestação contra as ações Pedagógicas administrativas, cuja a finalidade é promover o bom andamento do serviço na administração escolar, junto ao corpo docente. Por outro lado, podemos observar que deixamos a desejar no que se diz respeito a exploração da curiosidade das crianças, as quais começam este ciclo a partir do 1º ano de idade, passando pelo período pré escolar até chegar ao período escolar. No final do primeiro ano de idade a criança começa a perceber o mundo, observando as pessoas a sua volta e notando a diferenças das mesmas, já a partir do segundo ano de idade a curiosidade da criança fica mais aguçada, iniciando a fase dos “porquês”. A curiosidade infantil, que se manifesta de muitas maneiras, demonstra a necessidade que a criança tem de compreender a realidade a sua volta. Dentre essas manifestações, podemos citar: as brincadeiras, as experiências, as tentativas de erros e acertos, e, principalmente, as perguntas sem fim.
Ainda há pessoas que associam a curiosidade infantil com falta de educação. “Por que aquele moço é preto?”, “Por que ela é gorda?”, “Por que a Lua é redonda?”. Um pergunta leva a outra, e a outra, e assim por diante. A verdade é que elas são sempre bem-vindas, principalmente se soubermos valorizá-las e, sobretudo, legitimá-las.
Nem sempre poderemos responder a todas. Porém, a maioria dos estudiosos concorda que não devemos omitir , mentir ou inventar explicações para as crianças. Com o fácil