A arte no paleolitico
No período Paleolítico, as primeiras manifestações artísticas são as pinturas encontradas nas cavernas.
As primeiras artes encontradas eram muito simples, traços feitos na parede, ou nas mãos; chamadas de “mão em negativo”. Depois de muito tempo, em efeito a mão negativo que o ser humano da pré - história começou a desenhar e pintar animais.
Para que as pinturas fossem realizadas, eles primeiramente obtinham um pó colorido a partir de trituração das rochas. Para realizar as pinturas eles pegavam esse pó com um canudo e soprava em cima da mão, a área em volta ficava colorida e a parte coberta não. Foi assim que surgiu a mão em negativo.
A característica principal dos desenhos nesse período, é que o artista representava os seres do modo como os via de determinada perspectiva, reproduzia sua real natureza. Assim foram chamadas de pinturas rupestres (pintura nas rochas).
A explicação para isso, é que para os caçadores (pintores) a obra de arte é que ele acreditasse que com isso estaria aprisionando a imagem do animal, eles teriam poder sobre eles. Outra coisa que chama atenção nas pinturas é a capacidade do ser humano representar a natureza.
Com o passar do tempo, o artista foi aperfeiçoando suas artes, com isso ele começou a trabalhar com esculturas, onde se predominam as figuras femininas. A principal escultura do período é a imagem de Vênus, onde se observe a diferenciação de um corpo feminino, real.
A arte no Neolítico: começa um novo estilo
Chamado de “Idade da pedra polida” foi onde se desenvolveu a técnica de produzir armas e instrumentos com a pedra polida, se tornando mais afiadas.
Esse período recebeu também o nome de Revolução Neolítica, que se deu o inicio da agricultura e da domesticação de animais, com isso o homem se permitiu a substituição da vida de nômade. Esse período foi bastante marcado por transformar a vida humana, e por seu rápido aumento populacional; tendo com isso a divisão do