relatório química analitica
1 OBJETIVO
Determinar a concentração de soluções, assim como o ponto de equivalência através do método potenciométrico (sonda de pH).
2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Titulação
O que são ácidos e bases fortes e fracos fracas
Ponto equivalência
Método potenciometrico
Salto potenciometrico
3 MATERIAIS
4 béqueres (50, 75, 100 e 250 mL) Bureta 25 mL
Pipeta Volumétrica (20 mL) Frasco Lavador
Peagâmetro Solução de NaOH
Pêra Ácido Oxálico
4 PROCEDIMENTOS
4.1 Aferir 20mL de ácido oxálico em uma pipeta volumétrica, e em seguida transferir para um bécker de 100mL.
4.2 Após aferição, medir o pH da solução com o auxílio de um peagâmetro.
4.3 Adicionar, de 1 em 1 mL, a solução de hidróxido de sódio (NaOH) através da bureta, medindo a cada mL adicionado o pH da solução (peagâmetro), tomando nota do valor a cada verificação para observar o salto potenciométrico, e a cada medição realizando a limpeza da sonda de pH com o auxílio de água deionizada e papel toalha.
4.4 Determinar o ponto de equivalência da solução, e o salto potenciométrico da mesma.
Os métodos titulométricos incluem um amplo e poderoso grupo de procedimentos quantitativos baseados na medida da quantidade de um regente de concentração conhecida que é consumida pelo anali to. A titulometria volumétrica envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir essencial e completamente com o analito. A titulometria gravimétrica difere uni camente em relação ao fato de que a massa do reagente é medida em vez do seu volume. Na titulometria coulométrica, o “reagente” é uma corrente elétrica direta constante de grandeza conhecida que con- some o analito. Nesse caso, o tempo requerido (e assim a carga total) para completar a reação eletroquímica é medido.
Uma titulação é