Atps de sistemas fuidomecânicos
2768 palavras
12 páginas
1 INTRODUÇÃOA cavitação em bombas centrífugas é o resultado da formação de bolhas de vapor do fluido bombeado na região de sucção do equipamento. Essas bolhas de vapor formadas entrarão, posteriormente, em colapso, ocasionando na remoção de pedaços de alguns componentes, especialmente, o rotor, corrosão, queda de desempenho, vibrações, ruído excessivo, enfim, pode-se diagnosticar que os efeitos da cavitação são visíveis, mensuráveis e, até mesmo, audíveis.
Neste trabalho, além de analisar o fenômeno da cavitação, também serão apresentados os aspectos de funcionamento, classificação e características construtivas das bombas centrífugas.
1.1 Justificativa
Este tema foi escolhido, principalmente, pelo fato da cavitação tratar-se de um fenômeno importante cientificamente, tecnicamente e economicamente. Cientificamente é interessante, pois envolve processos de mudança de fase de um fluido. Tecnicamente é importante, porque o escoamento do fluido com cavitação provoca alterações nos parâmetros hidráulicos e dinâmicos da bomba. Economicamente é custoso, porque a cavitação proporciona perda de eficiência dos equipamentos e, consequentemente, aumento de custos na produção dos itens.
Um dos fatores que tornaram a realização dessa atividade viável, sem dúvida, foi o vínculo formal que um dos integrantes do grupo possui com uma empresa fornecedora de sistemas de bombeamento industriais. Isso facilitou, consideravelmente, a coleta de informações, que trouxeram mais confiabilidade ao estudo.
Basicamente, este trabalho torna-se original e diferenciado dos demais por apresentar, de maneira simples e clara, um estudo criterioso sobre o fenômeno da cavitação em bombas centrífugas.
1.2 Objetivo
Constitui como objetivo geral deste trabalho a análise do processo de cavitação em bombas centrífugas. Já os objetivos específicos podem ser representados como a definição do fenômeno da cavitação, a verificação de suas consequências no sistema de bombeamento e também a